quinta-feira, 2 de abril de 2009

Armazenamento online

Estava procurando alguma solução online para armazenar meus arquivos, e eliminar meu pen drive que eu vivo esquecendo na faculdade ou em casa, e sempre que preciso ele não está comigo.

Pensei em armazenar no gmail, google docs e varias outras coisas, acabei desistindo da ideia, mas hoje aparece meu amigo Caio (a única pessoa que conheço que consegue ficar o dia inteiro na Internet procurando mais e mais informações e ferramentas para se distrair), ele me indicou o DropBox, não sei vocês, mas eu não conhecia!

Funciona assim: Instalo um aplicativo na maquina, escolho a pasta que quero compartilhar (com outras pessoas ou maquinas), o aplicativo vai pegar tudo o que tem nessa pasta e jogar no HD virtual...
Tudo bem, e cade a diferença de outras ferramentas comuns?

Se você instalar o aplicativo em outra maquina, e usar o mesmo login, esses arquivos vão ser transferidos para essa maquina nova, logo, você tem a mesma pasta em dois lugares diferentes.
A primeira vantagem é que ele sincroniza automaticamente os arquivos que estão na sua maquina, você não precisa ficar fazendo download, editando e jogando de novo pro site.
A segunda vantagem é que se você editar e salvar algum arquivo, ele atualiza automaticamente nas outras maquinas na próxima vez que elas entrarem na rede, e se você editar o arquivo offline, na hora que você entrar na Internet, o aplicativo atualiza automaticamente no site, muito pratico em lugares que você esta com tempo sobrando e sem uma conexão wifi por exemplo...

Outro diferencial, é que você pode compartilhar arquivos ou pastas com outros usuários, na interface web, é possível ver quem editou por ultimo, quem deletou ou quem adicionou algo no directório.

A versão free disponibiliza 2gb de espaço + 256mb adicionais para cada amigo que você convidar.
Na versão paga, 50gb + 512mb de bonus, e custa $9,99 por mês.

Não conhecia nada parecido antes disso, mas tenho certeza que vai me ajudar (e muito) no relacionamento com o meu grupo de TCC da faculdade...

Demonstração: http://www.getdropbox.com/screencast

Para se cadastrar: https://www.getdropbox.com/referrals/NTg2NjI0Nzk

Nenhum comentário: